An�ncio

P�ginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

41 presos fogem de Alcaçuz sob suspeita de facilitação

Maior presídio do estado registra a maior fuga de sua história. Governo muda administração do sistema carcerário



Foi somente após uma abordagem de rotina a três detentos foragidos nas imediações da Praia de Pirangi, em Parnamirim, que a polícia se deu conta da maior fuga em massa de presidiários da história do Rio Grande do Norte, durante a madrugada de ontem. Segundo o major PM Marcos Lisboa, diretor exonerado da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, 41 detentos do pavilhão Rogério Coutinho Madruga conseguiram abrir nove celas da ala A, fizeram uma abertura na grade de cima da quadra de banho de Sol, arrancaram uma escada da estação de esgoto e conseguiram transpor os muros do presídio. Toda essa movimentação ocorreu na noite da quinta-feira, enquanto não havia qualquer agente penitenciário de serviço no setor e três guaritas próximas a ele estavam desativadas. O fato levou a exoneração do diretor da unidade prisional, seu vice, Wellington Marques, e o coordenador da Administração Penitenciária, José Olímpio.
A fuga aconteceu por volta das 20h30 da quinta-feira. Segundo Marcos Lisboa, os presos da ala A do pavilhão Rogério Coutinho usaram uma portinhola por onde é entregue a alimentação aos detentos para serrarem o cadeado que mantinha trancada a chapa de ferro de uma das celas. A tranca fica no alto da porta e só pode ser aberta por quem está no piso superior do pavilhão. "Na rebelião que houve domingo passado os presos quebraram essa portinhola. Quando serraram o primeiro cadeado e abriram essa cela, ficou fácil para quebrar os cadeados restantes". Na ala estavam custodiados 60 detentos e 19 teriam decidido não escapar.
Ainda conforme o relato do diretor exonerado da unidade, com as celas abertas, os presos seguiram para o solário da ala e formaram uma pirâmide humana para alcançarem a grade superior. A quadra de banho de Sol assemelha-se a uma gaiola e o teto, com cerca de 4 metros de altura, é uma grade. Essa estrutura foi serrada e com o uso de uma "teresa" (corda feita com lençóis) os presidiários conseguiram escapar do pavilhão.
Em sequência, de acordo com o major PM Lisboa, os fugitivos conseguiram arrancar uma escada de ferro ligada à estação de tratamento de esgoto da unidade prisional. Os presos apoiaram a escada junto à muralha externa da penitenciária, que tem em média 7 metros de altura, e ganharam a liberdade.
Por volta das 2h de ontem, três dos foragidos foram abordados por uma viatura da PM na Praia de Pirangi. Nenhum deles estava com documentos e ao serem questionados, admitiram ser fugitivos de Alcaçuz. Foi então que a fuga em massa da Penitenciária de Alcaçuz foi notada e o patrulhamento foi acionado para partir em busca dos demais foragidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Seguir

 
ESPIRITO SANTO ON LINE | por Templates e Acess�rios ©2011